quinta-feira, 14 de novembro de 2013

EM 26 DE JUNHO DE 2013, O PROJETO BAZAR DAS LETRAS, DO SESC, RECEBEU A PROFESSORA E ESCRITORA VERA MORAES.


SOBRE VERA MORAES:

Professora do Departamento de Literatura e do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal do Ceará. Foi professora também da UFPE, da Universidade Católica de Pernambuco e da UECE.

Publicou: A Arte Poética de Artur Eduardo Benevides; A mulher na literatura de cordel; CLÃ – trajetórias do modernismo em revista; Entre Narciso e Eros: a construção do discurso amoroso em José de Alencar (Prêmio Osmundo Pontes, da Academia Cearense de Letras). Publicou ainda Brinco de pérola (crônicas) – um dos vencedores do IV Edital de Incentivo à Arte e à Cultura da Secult, e Poemas à flor da pele - VI Edital de Incentivo à Arte e à Cultura da Secult, na área de criação literária.

Cursou Especialização em Literatura Brasileira e Mestrado em Teoria da Literatura, ambos na UFRJ, além de Doutorado em Sociologia, na UFC, e Pós-Doutorado em Literatura Comparada, na USP.

O livro sobre a Revista CLÃ foi tema de sua dissertação de mestrado, enquanto que o livro sobre os romances de José de Alencar foi tema de sua tese de doutorado. Ministrou palestras e cursos em vários eventos e universidades e tem crônicas, poemas e ensaios literários publicados em jornais e revistas especializadas do país.


SOBRE O LIVRO:

“A tenacidade na recuperação do tema da infância, em Clarice Lispector, assoma-se com leveza aos escritos de Vera Moraes aqui reunidos.”
Ricardo Iannace

“Uma dança é justamente o que aparece no ensaio “Um olhar de criança”, de Vera Moraes. A autora vai dançando em uma melodia polifônica cercada com as vozes de crianças, de bichos e de mulheres de diferentes idades para se envolver em uma espécie de redescoberta do mundo com os textos de Clarice Lispector.”
Nilson Dinis







Nenhum comentário:

Postar um comentário